quarta-feira, agosto 01, 2007

Porque é que as mulheres gostam dos homens... Leitura de Agosto

Helena Sacadura Cabral revela-nos, na primeira pessoa, mas também através da voz de muitas mulheres portuguesas, alguns dos mais bem guardados segredos femininos no que diz respeito aos homens e que vão desde os aspectos físicos, aos comportamentos do dia a dia, da atitude à idade…
As mulheres procuram “um amor intenso, profundo, estável e verdadeiro”, embora possam prescindir dele durante a sua vida. Qualquer leitora deste livro, vai sentir muito bem expostas parte das suas pretensões. Na nossa vida participam vários tipos de homens, vários tipos de mulheres, e os nossos objectivos a nível pessoal, profissional, económico, social, cultural lúdico e por aí fora.
O livro reflecte sobre a relação amorosa homem / mulher e pretende dar a conhecer ao mundo masculino, os mistérios da sensibilidade do mundo feminino. Procura apresentar um conjunto de respostas para os homens sobre as mulheres É uma análise que transmite muito da experiência de vida da autora. Se haverá sempre alguns que consideram uma frivolidade esta leitura pois não se trata de um estudo sociológico com bases científicas, a escrita envolvente de Helena Sacadura Cabral transformam-no numa interessante leitura de Verão.
Falar de amor não é fácil. Falar dos meandros do amor na relação amorosa é ainda mais complicado. As diferenças de interesses, entre o casal, tanto o pode aproximar, como separar em definitivo. E depois da paixão inicial há que continuar a busca pelo afecto estável e duradouro que só funciona com o esforço de ambos: mulher e homem. São mundos diferentes, que se tocam numa energia fluida…Tanto podem construir-se como destruir-se. "Porque ainda hoje são misteriosos os caminhos que levam uma determinada mulher a interessar-se por um determinado homem. Será apenas uma questão física, ou serão os comportamentos e a comunhão de gostos e interesses que comandam esse mútuo impulso? Com a sua experiência de vida e sensibilidade, a autora aponta rotas possíveis para a insondável fórmula da atracção e do amor, numa tentativa de perceber aquilo que as mulheres, especialmente as portuguesas, gostam nos homens. Não esquecendo, aliás, o levantamento sociológico, que a leva a interrogar-se sobre se haverá, de facto, um “novo homem” português, ou sobre se continuará a existir o eterno sonho feminino de uma viagem feita a dois. Um livro que vale a pena ler, porque fala de nós, de todos nós, homens e mulheres." Edição ilustrada

“ E o desejo?
Depois, em todos os casos de encanto mútuo, convém não esquecer a velha questão do desejo que, normalmente, lhe está associado. Porque na lei da atracção recíproca ele não é, decerto, uma faceta menor.
E de que tipo de desejo estamos nós a falar? A sua menção no universo do enquadramento amoroso encaminha-nos, quase sempre, para o lado erótico que ele pode assumir. Todavia, julgo, esta posição acaba por ser redutora, dado que são múltiplas as formas que ele pode revestir. Assim, o desejo de conhecimento, a avidez de cultura, a gula ou ganância, não serão ímpetos tão fortes como a pulsão sexual?
No fundo, o que até aqui mencionei, não são mais do que meros atalhos do percurso que nos leva para alguém, pesem embora os espinhos ou pedras que ele comporte.
Quem é afinal esse outro que uma mulher deseja tão perdidamente? Que mistério leva dois seres, que podem ou não ser até certo momento desconhecidos, a caírem nos braços um do outro? E porquê esse e não qualquer um?”

In Porque é que as mulheres gostam dos homens, Helena Sacadura Cabral, Guerra e Paz, Editores S. A.,2007 (pág. 18 de 138)


OS LIVROS DA MINHA VIDA...


A Meg do blog A Recalcitrante desafiou-me para que enumerasse os livros da minha vida. Desafio difícil assim à "queima roupa" (não o tinha ainda visto Meg!)... são muitos lidos pela vida fora... ...


"Um Fidalgo De Pernas Curtas", Ilse Losa; "A Menina Do Mar", Sophia de Mello Breyner;"As Aventuras de Tom Sawyer", Mark Twain; "A Mãe", Máximo Gorki; "Grandes Esperanças", Charles Dickens, "Os Miseráveis", Vitor Hugo; "O Velho E O Mar", Ernest Hemingway; "Olhai Os Lírios Do Campo", Erico Veríssimo; "O Sonho", Émile Zola; "Guerra e Paz", Leon Tolstoi; "A Selva", Ferreira de Castro; "Jean Cristophe", Romain Rolland;"A Montanha Mágica", Thomas Mann; "O Livro de San Michele" e "Homens e Bichos" de Axel Munthe; "Retalhos da Vida De Um Médico", Fernando Namora; "O Visconde Cortado Ao Meio", Italo Calvino; "As Vinhas Da Ira", John Steinbeck; "As Verdes Colinas De África" Ernest Hemingway; "Nossa Senhora Das Andorinhas", Marguerite Yourcenar; "A Estranha Leveza Do Ser", Milán Kundera; "Cem Anos De Solidão", Gabriel Garcia Marquez; " Mar Me Quer", Mia Couto; "A Lei Do Amor", Laura Esquível. E tantos... tantos outros que aqui faltam...


Deveria passar o desafio mas...



A Papoila vai encerrar para férias e um dia destes voltará... Até já!




BEIJO MEU PARA TI!



BEIJOS!!!

39 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Gostei do seu blog.

Porque é que as mulheres gostam dos homens? Porque eles têm pénis loool.

Nunca vi tantos livros juntos! Deve ter uma estante enorme para caber essas maravilhas.
Parabéns.

Anónimo disse...

¸.•“´`“•.¸ “•.¸•¸.•“ ¸.•“´`“•.¸ “•.¸•¸.•“ ¸.•“´`“•.¸
BOM FIM DE SEMANA E ÓPTIMAS FÉRIAS!!!!!
"Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.
**
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
*
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
*
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
*
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
*
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
*
O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.
*
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade...''
(Clarice Linspector)
¸.•“´`“•.¸ “•.¸•¸.•“ ¸.•“´`“•.¸ “•.¸•¸.•“ ¸.•“´`“•.¸
MIL BEIJINHOS :)

BF disse...

Boas férias minha querida companheira destes campos....
Volta bem vermelhinha, cheia de novos botões para transformares em palavras. Nos campos em que passeares continua a semear carinhos.

(vou tentar ler o Livro da Helena Scadura Cabral, talvez encontre uma luz indicadora parate r ficado de quatro por este Homem que me prendeu num nada ou coisa nenhuma!!!!)



Beijos
Até Já...

Anónimo disse...

Amiga Papoila. Este livro,que nos dás a conhecer um pouco, deve ser interesante,pode ser uma dica de férias,pois como gosto de ler tenho coriosidade.
Sobre o "porquê"que elas gostam dos homems!..pois amiga como hoje em dia,muito poucos merecem este,simbolo gostar! olha eu gosto do meu,pois é daqueles amores a moda antiga,é gentil trás flores sabe dizer Amote" coisa que muitos,anónimos se calhar não dizem lol....
Amiga fica bem,boas férias eu vou para a semana,sê feliz.
Beijinho de amizade

Anónimo disse...

Papoila. Desculpa não falei nos livros,meteu homem descontrolei...ahah
Sabes que temos,gostos parecidos sobre os livros,para além de ter alguns que aqui falas,já li de igual modo.
Beijinho fica bem. Lisa

rendadebilros disse...

Olha que bela sugestão... cheiinha de papoilas e calor e mar...
Boas férias. Até 15 de Agosto.
Beijos.

Isamar disse...

Sabes, Papoila, um dos meus vícios é comprar livros. Não consigo conter-me quando entro na FNAC.Este, já o tenho mas ainda não o li. Pela autora, promete ser um livro interessante.Também eu, aderi ao desafio dos livros, proposto pela Caminda Pinho, do Forum Cidadania, e tive dificuldade em restringir-me a sete. Creio, tenho a certeza, que o mesmo aconteceu com a Carminda. Olha tem umas boas férias. Eu também estou de partida e não voltarei antes de 15 de Agosto.
Beijinhos e diverte-te.

Carminda Pinho disse...

Porque é que as mulheres gostam dos homens? ou porque é que a maioria das mulheres gosta dos homens?
Gostar não é o mesmo que amar, pois não? ou estarei enganada?
Gosto de todos os homens da minha vida que são meus amigos e que têm alguma coisa em comum comigo, tal como das mulheres. Amo os homens da minha vida por vários tipos de amor o paterna/filial, o maternal e aquele por quem me apaixonei há muitos, muitos anos e que continua a ser um dos homens da minha vida, depois há aquele "amor" típico da química como se costuma dizer e que de vez em quando é a explicação de algumas (muitas) mulheres para a resposta que dá título ao livro da Helena Sacadura Cabral. Nãp li o livro e não sei se me apetece comprá-lo, amanhã vou ler o prefácio...
Boas férias amiga, descansa e recarrega as baterias.
Beijokas

C Valente disse...

Foram mais de 7 escolhas, e por certo outros tantos e tantos poderias inumerar, alguns faz bastante tempo que os li, mas deixamos isso agora.
Desejos de umas Boas Ferias, descanso, paz alegria e dinheiro para gastos
Saudações amigas

Juℓi Ribeiro disse...

Querida amiga Papoila:

Desejo que aproveite
bastante tuas férias
e que regresses logo
para os teus amigos...

Como escreveu Gibran:
"Um livro..."

Um livro é como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem.

"Os homens que não perdoam nas mulheres, suas pequenas falhas, jamais desfrutarão de suas grandes virtudes" (Kahlil Gibran)

Um abraço carinhoso.*Juli*

Unknown disse...

Um tema que quanto a mim é bastante discutível... Muita coisa pode ser dita, e muita coisa varia de mulher para mulher, afinal somos todos diferentes.
Um beijinho e votos de umas boas férias.

Catarina disse...

Papoilita

Boas ferias!!! Eu como ando sempre ao contrario da mare, vou trabalhar quando os outros vao de ferias!!! Enfim... se calhar tive ferias demais noutra vida :)

Bjtos

Peter disse...

É pena estes comentários serem iniciados por um imbecil e cobarde, que se esconde sob a capa do anonimato.

Que tenhas umas boas férias. Eu, mesmo em férias, vou andando por aqui como uma "alma penada".

Klatuu o embuçado disse...

Perda de tempo!!

Lê mas é «Palmeiras Bravas» de William Faulkner.

Dark kiss.

Serenidade disse...

São optimas sugestões para aproveitar agora que as férias chegam e posso fazer uma das coisas que mais gosto- ler.

Bom fim de semana.

Serenos sorrisos.

Meg disse...

Óptimas férias, e um regresso em força. Ficamos à espera.
Um abraço

Anónimo disse...

"A Papoila" já fechou para férias com um post datado de 1 de Agosto !... Isto é mesmo vontade de ir de férias !...
Um livro que deve ser interessante: o apresentado aqui, de Helena Sacadura Cabral.
Parabéns por tantas leituras, por tanto livro mencionado. Destaco um, na minha memória já há muitos, muitos anos: Retalhos da Vida De Um Médico.
BOAS FÉRIAS e bom regresso.
Beijos.
Filipe

Angel disse...

Olá Papoila. Realmente é uma excelente pergunta. O que vêm as mulheres nos homens? Não saberei responder. Também não sei o que tem o homem português pois o meu não é português. hihihihhihhihii. Mas o brazuca eu sei dizer, tem carisma, é meigo, mas não em demasia, consegue impôr respeito sem ser muito durão. Isto é o meu homem, o homem que conquistou o meu coração.
Quanto aos livros que falaste que leste não li nenhum com excepção da menina do mar de Sophia de Mello Breyner. Assim deste-me uma boa sugestão de Leitura, mas isso é só quando fôr embora que aqui não dá para ler nada. Beijos e boas férias.

minds disse...

Umas boas ferias.....

Eu tb vou de ferias na kuarta feira ;)

bjs

Anónimo disse...

falar do porquê e das razões que orientam o coração e as escolhas que este ou a mente ou a química ou seja lá o que for façam é muito difícil. Entra tudo o que é subjectivo à baila. Lidamos com o esperado inesperado...porque todos esperam o Amor, independentemente da face inesperada que este assuma.
Mas é uma boa sugestão! Excelentes sugestões nos teus livros da Vida...muitos deles coincidentes com os meus...

Boas férias e beijos em fio aqui da Teia.

Pérola disse...

Chegaram as esperadas férias, não é? E essa montanha de livros vai crescer um pouco, seja no campo ou com os pés na água... É tempo de florescer!

Rhiannon disse...

Boas férias e boas leituras!! :)

mixtu disse...

tanta leitura, obrigado...
e porquê? serão parvas.... yayaya

abrazo europeu e buenas vacaciones

yyay

Jorge P. Guedes disse...

Umas boas férias e saúde é que de momento mais lhe posso desejar

Um bjnh.

Unknown disse...

ola Maria
desejo-te umas boas férias
beijinhos

Anónimo disse...

OI, um carinho vindo das terras brasileiras, onde agora está muito frio... Gostei de ler sobre sua lista dos melhores livros, alguns já li, outros não... Vou copiar e guardar claro!

Muito Boas Férias, aproveite seu descanso.

Nana Lopes

Anónimo disse...

Grandes livros...destaco "A Mãe" de Gorki....para ler e reler...
Boas férias para ti as minhas só lá para fim do mês.
jinho terno

António disse...

Boas férias, querida Papoila!

Cris disse...

Boas Férias! Fico contente por encontrar alguém com uma estante parecida com a minha ;)

Beijinhos
Cris

Anónimo disse...

Papoila que tenhas umas Férias fantasticas!

Esse livro é fantástico, espero que não percas o tempo a ler, aproveita o Sol, O calor, O mar, tudo o que mais gostares depois sim acabas o livro à sombra de uma bananeira ;-)

jinhos Sony;-)
Continuação de boas Férias para ti!
Beijão;-)

sofialisboa disse...

irei comprar quando acabar aquele que estou a ler. boas fe´rias sofialisboa

soslayo disse...

Papoila:

Minha amiga. Ainda ontem vim da tua cidade do Porto e aqui estou para receber a tua sugest�o de leitura muito interessante e da nossa Helena m�e do Paulo e dizer-te que acho uma boa leitura para este resto de f�rias que ainda sobra. O teu manancial de leitura me deixa deveras boquiaberto por t�o excelentes obras lidas. Boas F�rias para ti. Um beijinho.

Poeta Đa Lua disse...

"Porque é que as mulheres gostam dos homens...'
não saberia dizer o por quê
...
e nem porque não.


não vou desejar-te um abraço e um sorriso de boas férias...
vais tirar fériasssss!?
não. serei redundante!!!!
boas férias!!!
boas férias!!!
boas férias!!!
boas férias!!!
boas férias!!!
boas férias!!!
e...

Anónimo disse...

Oi amiga vou sentir saudades mas férias é bomsó espero que vc nãodemore muito hehehe brincadeirinha aproveita bem suas férias fico te esperando p/ vc me contar tudinho Bjkas mil e sudadesssss

Jorge P. Guedes disse...

Palpita-me que a Papoila já regressou.

Que esteja a ter, ou tenha tido, umas boas férias !

um bjnh.
Jorge G

4/08/2007 15:55

Anónimo disse...

MInha querida Papoila! Obrigado por seres a pessoa linda k és. Desejo-te umas férias cheias de sonho, amor, saúde, alegria e tudo de bom k existe no mundo. Mil beijos amiga. Volta em breve!

Um Poema disse...

Aí está uma resenha que me deixou curioso.
E, como só vou tirar férias (a segunda parte) em Setembro, vou tentar encontrar.

Obrigado pela sugestão, e...

Boas Férias!

Um abraço

Anónimo disse...

Papoila de passagem pelo teu blog deparei-me com uma listagem de livros por mim lidos,temos certamente algumas coisas em comum!
Atrevo-me a dizer que gostamos dos homens porque eles nos fazem sentir vivas,sendo um desafio e nós gostamos de desafios e de grandes lutas.
Gostei de alguém durante 30 anos,mas sofri muito!

Gostar de ti é um desafio!
é ter-te e não ter-te
é ter mãos entre as mãos sem as sentir
é olhar-te e não te ver
é loucura amarga e doce
é poema sem palavras
é liberdade sem asas
é criança sem riso
é mar sem marés
é flor sem cor
é barco sem âncora
é cheio de vazio
é cumplicidade só minha
é partida sem chegada
é perfume sem cheiro
é dor
é mágoa
é tristeza
AMAR deve ser bem melhor!!

Å®t Øf £övë disse...

Papoila,
Este livro que nos deixas como sugestão parece ser muito interessante, até porque nos fala de dois mundos diferentes, o do Homem, e o da Mulher, que no entanto se complementam de uma forma perfeita, e misteriosa.
Beijinhos.