terça-feira, abril 14, 2009

Breve Reportagem das mini férias de Páscoa de 2009...

Nas Termas de S. Pedro do Sul fica o INATEL Palace, onde passei estas mini férias de Páscoa. Totalmente remodelado, é uma unidade hoteleira que preserva os traços arquitectónicos primitivos, que lhe dão um toque de requinte, beleza, conforto e sumptuosidade. Localizadas no coração da região de Lafões/Dão, as termas de S. Pedro do Sul são das mais procuradas da Península. Os seus poderes curativos, já eram conhecidos pelos romanos e, no século XII reza a lenda, que receberam e trataram D. Afonso Henriques, que viria a conceder foral à vila. Deste ponto de partida, fui passeando pela Beira... A 3km encontra-se a Vila de Vouzela, vila sede de concelho localizada na confluência dos rios Vouga e Zela. Merece relevo a Igreja Matriz templo romano-gótico do século XIII que teve origem num mosteiro fundado por Civi Davis um maçárabe que ajudou Leão de Castela na reconquista de Viseu no séc. XI, com uma fachada onde se destacam para além da rosácea característica, uma torre sineira separada da nave. A Torre de Vilharigues localiza-se na povoação de mesmo nome, Freguesia de Paços de Vilharigues. Pensa-se que tenha sido erguida no final do Século XIII ou no início do século XIVe uma tradição local afirma que o nome de D.Duarte de Almeida o Decepado na batalha de Toro está ligado à sua história. Em Viseu nasceu a 5 de Agosto de 1109 D. Afonso Henriques e os seus pais D. Henrique e D. Teresa concedem-lhe foral em 1123. Em 1187 D. Afonso Henriques concede-lhe um segundo foral. O Museu Grão Vasco está localizado no centro histórico de Viseu no antigo palácio dos bispos do século XVI ao lado da catedral. A Sé Catedral da Guarda foi erguida no seguimento do pedido de D. Sancho I ao Papa Inocêncio III para transferir a diocese da Egitânia(Idanha a Velha) para a nova cidade da Guarda mas a construção da actual catedral remonta aos finais do século XIV, no reinado de D.João I por iniciativa do bispo Vasco de Lamego. As obras arrastaram-se lentamente e só no reinado de D. João III seriam concluídas sendo por isso um dos monumentos portugueses dos últimos tempos do estilo gótico com evidências claras da influência do manuelino. Banhada pelo bonito Rio Mondego, no sopé da Serra da Estrela fica a 550m de altitude a Vila de Celorico da Beira, sede de um município predominantemente rural também conhecida como a “Capital do Queijo da Serra da Estrela“.
Pequena reportagem das minhas férias… Voltei ... e em breve vou visitar-vos um a um.
Beijo Meu para ti!
Beijos!!!

23 comentários:

Ana disse...

Olá Papoila!
Faz quem pode! Ir para um palácio não é para todos. :p
Grandes fotos que mostram que as férias foram bem aproveitadas longe da net e dos blogs ;)
Beijos

Sindarin disse...

Olá amiga! Obrigada pela tua presença e amizade e pelas tuas palavras de ânimo e de compreensão dos meus estados de alma. Obrigado sobretudo por seres a amiga fiel e querida com quem conto sempre. Um grande beijinho. Adorei as fotos. Boa semana!

Maria disse...

Amiga Papoila lindíssimo este lugar, ainda não fui lá.Gostei imenso das fotos e da pequena reportagem das suas férias! Descreve muitíssimo bem este lugar maravilhoso! Um beijo com AMIZADE.

pico minha ilha disse...

Pela beleza das fotos vejo um lugar lindo para olhar para a vida com outros olhos e descansar.Beijinho

Mare Liberum disse...

Uma região paradisíaca deste nosso pequenino Portugal.Celorico da Beira tem o queijo da serra de que eu mais gosto.
Uma esclarecedora reportagem das tuas férias.

Bem-hajas!

Beijinhos

Unknown disse...

Querida amiga,
uma mini férias num lugar paradisiaco, onde o ar que se respira nos brinda com a beleza da natureza.

Não conheço, mas adorei ver as fotos.

Beijinhos,
Ana Martins

Menina do Rio disse...

Férias maravilhosas! Fotos incriveis!

beijinhos pra ti

Elvira Carvalho disse...

S. Pedro do Sul é minha praia, como dizem os nossos amigos brasileiros. Terra do meu pai, tenho lá família e conheço bem. Daí que localizei a trama do "A herança" aí. Sabe que a minha irmã esteve lá agora nas férias da Páscoa? Mas nós vamos sempre para a Albergaria da Nª Senhora da Saúde.
Já agora, quando lá voltar, vá até ao Parque biológico, de Carvalhais, ou Pizão, já que é conhecido pelas duas designações, e passe por lá um dia delicioso, entre os moinhos de água, a bela mata das merendas, o Castro de Carcoda, etc.
Um abraço

Sonia Schmorantz disse...

Que coisa boa poder viajar, andar por aí, e depois ainda trazer um bocadinho disso para os amigos. Eu terei 20 dias de férias a partir do dia 23 deste mês, espero também poder trazer belas imagens para vocês.
Beijo e boa semana

Moon Girl disse...

Olá amiga Papoila! Pelas fotos lindissimo esse lugar para umas boas férias e descansares. Gostei muito não só das fotos como da descrição que fazes. Assim fiquei a conhecer um pouco mais do nosso lindo Portugal. Um grande beijinho para ti.

Pena disse...

Oh, Linda Amiga:
Conheço tão bem a lindas Termas de S.Pedro do Sul. Já lá estive a passar Férias.
Dá-nos uma brilhante lição de Arquitectura, História e poder de maravilhar...
Já sumariei com soberba ternura.
Excelente.
Beijinhos amigos de apreço pelo simpático comentário deixado no meu blog.
Com admiração e estima

pena

Peter Pan disse...

Fabulosa Amiga:
Um texto soberbo de deslumbrar pela ternura da narração fantástica, linda e apurado poder descritivo das extraordinárias Termas De S. Pedro do Sul, onde já passei umas férias de sonho.
É linda, sabia?
Beijinhos de amizade, respeito e admiração pelo seu brilhantismo no que faz ternamente.
Sempre a considerá-la e a estimá-la

p.p./Pena

Bem-Haja, amiga!
OBRIGADO pela simpatia no meu blog.

Agulheta disse...

Olá Papoila!Muito descritivo e as fotos de muita beleza,não conheço, mas vejo ser um belo lugar para descanso,é seempre bom quando gostamos e partilhamos com os amigos
Beijinho de amizade
Lisa

rendadebilros disse...

Vai dar-me uma coisinha má... não acredito que visete à Guarda e não disseste nada, nem para tomarmos um cafezinho ...OOOOOOOOOOOOOOOOH
Beijos.
(Ah a reportagem 'tá muito bonita, isso 'tá ... aqueles automóveis junto à Sé tiram-me do sério...andaram a gastar este mundo e o outro para retirarem o estacionamento e remeteram o Sancho para um canto e afinal...)

helia disse...

Uma óptima lição de história! Eu conheço muito bem essa região , porque durante a minha infância e adolescência passava as férias de Verão entre Viseu e Guarda, as terras de minha mãe e de meu pai. Agora o meu conhecimento ficou mais enriquecido com a sua informação histórica. Obrigada. Seja bemvinda de novo a este seu espaço na net

Unknown disse...

Olá. Reforçamos a nossa satisfação em receber todos aqueles que venham usufruir do muito e belo que a nossa região tem. Mais bela fica ainda com a presença de pessoas bonitas como vós.
até outra oportunbidade

Izinha disse...

Belíssimas fotos e um lugar maravilhoso prá se descansar e deixar o coração ao sabor da brisa fresca.

bjos prá ti!

Entre "linhas" disse...

Lugar muito aprazível a julgar pela forma como foi descrito,local de sonho.
Bjs Zita

oteudoceolhar disse...

Ora aqui está a minha querida e doce papoila vinda fresquinha de umas mini (grandes férias :))...que bom aspecto tem o palacete ;), fazes tu muito bem a vida são dois dias não é? Passando para matar saudades e deixar um beijo n´oteudocoelhar ***

Maria Clarinda disse...

Maravilha de férias....e que srªreportagem. Adorei. Obrigada pela partilha.
Jinhos muitos

Lilá(s) disse...

Adorei! parecia estar a ver um filme por mim vivido há já uns anitos bons.Estive também em férias da Páscoa nesse Inatel no ano em que ele abriu remodelado, e visitei todos esses lugares! foi bom recordar...
bjs

Unknown disse...

As férias foram bem passadas e numa zona muito bonita.
São estes momentos que nos dão ânimo para o dia-a-dia, verdade?
Bjs

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Olá :)
O Blogue dos Manteigas de visita a este espaço :)
Um GRANDE SORRISO :)
http://bloteigas.blogspot.com/