sábado, fevereiro 02, 2008

INTUIÇÂO, leitura de Fevereiro

INTUIÇÃO é o primeiro romance de Allegra Goodman publicado em Portugal. Allegra, nasce em Nova Iorque, Brooklyn e com 2 semanas vai para o Hawai, onde vive até ingressar na Universidade de Harvard para se licenciar em Inglês e Filosofia. Casa-se quando termina a licenciatura e vive um ano em Inglaterra. Regressa aos EUA e obtém o doutoramento em inglês em Stanford. Este seu terceiro romance foi considerado pela crítica o melhor livro de ficção em contexto científico de 2006 pela revista The New Worker.
Em ciência pode comprometer-se uma investigação quando o rigor e a intuição se chocam. O romance retrata os dilemas pessoais e profissionais actuais.
Na história, passada na sua maior parte num laboratório de pesquisa e renome em Bóston, cruzam-se um médico oncologista muito conceituado sedento de sucesso e publicidade, uma cientista apaixonada pela investigação e um investigador jovem e ambicioso que se encontra à beira da demissão.
A trama inicia-se quando é feita uma descoberta importante e revolucionária que pode ser muito promissora. A mutação de um vírus pode abrir novas perspectivas e ser a pista ainda não encontrada na cura para o cancro.O espaço até aí frio e racional do laboratório começa a criar condições para as ambições e sonhos de todos os que nele trabalham. No entanto, à medida que a investigação progride, a credibilidade dos resultados começa a ser posta em causa: uma das investigadoras, em recuperação de uma relação falhada com o colega que apresentou os novos resultados, questiona-os e lança toda a equipa numa espiral de desconfiança, inveja e desilusão.
INTUIÇÃO è um romance muito actual, que prende o leitor da primeira à última página e levanta permanentes questões quando a razão e a intuição colidem.
Poderá uma promessa de vida revelar-se fatal?
Estas algumas das críticas da Imprensa:
"Intuição é uma expedição fascinante às intrigas que fervilham no local de trabalho."USA Today "De absoluta qualidade em todos os aspectos. Um romance fabuloso."Kirkus Reviews "Um romance verdadeiramente humanista, nascido dos assépticos limites da ciência."Publishers Weekly

“Beth tinha ido à mesa dos doces quando Kate regressou, com um volume gasto dos ensaios de Francis Bacon.
Agora, sem nada que lhe tirasse a atenção, Cliff voltou-se para Kate, e ela sentiu o seu sorriso afagá-la, como se ambos estivessem muito próximos, e as sobrancelhas o nariz e os lábios dele tocassem levemente nos seus. Quis sentar-se junto a ele, mas era demasiado tímida.
Encontrei isto – exclamou sentando-se tão próxima de que era capaz, apenas um degrau abaixo. – Este é o ensaio sobre a “verdade”.
- Excelente. – Inclinou-se sobre o ombro dela para ver a página.
- “O que é a verdade?, perguntou Pilatos com ironia, sem esperar resposta…” – A voz tremia-lhe mal começara a ler. Esperava que ele compreendesse porque tinha escolhido aquele ensaio, que compreendesse o significado do gesto: todas as mentiras, dúvidas, toda a fealdade da investigação se reduziriam a nada. No final, a verdade do que ele havia feito, tudo o que seu pai, Marion, o laboratório inteiro tinham conseguido sobressairia. – “A verdade é uma luz diurna, nua e livre” – continuou lendo -, “que não mostra máscaras, pantominas e triunfos do mundo com tanta majestade e elegância como a luz das velas. Talvez a verdade seja como uma pérola, que se observa melhor à luz do dia, mas não como um diamante ou carbúnculo, que pedem luz mais matizadas…”
- Espera. Mais devagar - pediu ele.
- Queres ler tu?
- Estou ligeiramente…Só preciso de acompanhar um pouco mais lentamente – disse. – Então a verdade é uma pérola, e o que era o diamante?”

In INTUIÇÃO, Allegra Goodman, tradução de Vítor Guerreiro, Porto – Editora, Lda, Novembro de 2007, pág 278 de 382.

BOA LEITURA!
BEIJOS!!!

19 comentários:

rendadebilros disse...

Como habitualmente, boas leituras...
Bom fim de semana.

Portugal. The Man disse...

Parece-me ser um livro muito bom, como sempre ;)
Bom fim de semana

Susana Júlio disse...

Tens bom gosto na escolha dos livros...
Eu terminei um romance histórico O INQUISIDOR...a ver se em breve faço um FORA DA PRATELEIRA lá na Teia sobre ele. Muito bom.

Beijinhos grandes.

Anónimo disse...

Sempre boas as Tuas recomendações...A cura não acredito,

Irei ler sim...

Doce beijo,linda Papoila

Agulheta disse...

Querida Amiga. Gostei desta proposta de leitura,vamos tentar ler,o gostaria de fazer amis vezes.
Beijinho de amizade lisa

Anónimo disse...

Olá minha querida!
Gostei muito da sua sugestão,mas é o tipo de livro que só gosto de ler nas férias.Os romances me trazem alguma nostalgia uqe gosto de curtir em férias :)

"Ser feliz não é ter uma vida perfeita.
Mas usar lágrimas para irrigar a tolerância.
Usar as perdas para refinar a paciência.
Usar as falhas para esculpir a serenidade.
Usar os obstáculos para abrir as
janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo!!
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida
é um espetáculo imperdível.
E você é um ser humano especial!"

Beijinhos e bom Domingo!

António disse...

Olá, Papoila!
Após mais de um mês um tanto atarefado, vamos ver se reato uma actividade bloguística mais parecida com a que tinha anteriormente.

Beijinhos

david santos disse...

Olá, Papoila.
Sugestão brilhante.
Parabéns.

Elvira Carvalho disse...

Obrigada pela sugestão. Infelizmente continuo sem tempo. Tenho que fazer opções. O tempo que tenho para ler, é o mesmo que tenho pró blog e para visitar os amigos. Prefiro a segunda. Então a leitura está para segundas núpcias, como soi dizer-se. É que neste momento tenho 3 casas para cuidar, a carta de condução para tirar, e as aulas pois comecei a tirar um curso de informática.
Um abraço

Divinius disse...

A luz que te deixo é da cor da minha vida...)
Gostei de ler:)
Linda a música...

Peter disse...

Tenho tanto para ler que não consigo dar vazão.

Pedro G.Ferreira, prof de Astrofísica na Universidade de Oxford, "The State of the Universe", agora publicado em português.

"Uma visão magistral do desenvolvimento do pensamento cosmológico desde a Grécia Antiga, passando por Newton e Einstein, até à actualidade"

Da "Presença"

Menina Marota disse...

Despertou-me a curiosidade!
Um abraço e feliz Carnaval ;))

Pena disse...

OBRIGADO pela espectacularidade de Ser Humano que é.
"Intuição"! Um livro a adquirir.
Leio-a com encanto e delícia sempre.
Tras sempre coisas novas e interessantes.
Parabéns! A narrativa é fácil de seguir porque apaixona. Arrebata!
De Madrid, Espanha, para si, um Carnaval repleto de felicidade.
Beijinhos amigos.
Com estima e muita consideração

pena

As palavras que te digo disse...

Amiga Maria este ainda não li, por aqui é um problema para comprar um bom livro só na vizinha ilha, e não se pode ir lá todos os dias beijinho e bom carnaval

Unknown disse...

Oi Papoilinha.

Vim deixar um beijinho e desejar um bom Carnaval na Second Life.
Qualquer dia vou lá visitar-te.

Beijinhos

Manuela

Isamar disse...

Mais uma boa sugestão de leitura. A avaliar pelas que tens recomendado, vale a pena ler esta Intuição.
Beijinhosssss

Anónimo disse...

Por vezes passo por este cantinho e nada digo, mas hoje apeteceu-me deixar aqui a minha marca e deixar um grande beijinho.

Branca disse...

Obrigda pela tua sugestão. Parece ser muito interessante. Gostei da definição de verdade e do que ficou em suspense sobre ela para procurarmos agora na nossa leitura.
Beijinho

Å®t Øf £övë disse...

Papoila,
Um romance bem actual, e que me despertou a atenção. Vou procurar ler. Obrigada pela sugestão.
Bjs.