quinta-feira, julho 31, 2008

p.s. - eu amo-te, leitura de Agosto

O que acontece quando um grande amor acaba cedo demais? Este é o tema fundamental do maravilhoso romance de estreia de Cecilia Ahern, filha do primeiro-ministro irlandês, Bertie Ahern., p. s. – eu amo-te . Cecília escreve-o em três meses aos 22 anos e torna-se um bestseller no Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, já traduzido em 40 países. Holly e Gerry tinham o tipo de amor que muita gente sonha encontrar. Namorados desde a escola, cresceram juntos e tornaram-se os melhores amigos , amantes, e formavam um casal de verdadeiras almas gémeas. Quase todas as noites Holly e Gerry discutiam para ver qual dos dois se iria levantar da cama e colocar os pés na fria tijoleira para apagar a luz e voltar no escuro a tactear para a cama. Nenhum dos dois tencionava comprar um candeeiro de mesinha de cabeceira e assim eternizavam o ritual cómico da luz que nenhum desejava acabar.
Pode pois imaginar-se o desgosto de Holly quando antes de fazer 30 anos perde tragicamente Gerry, vítima de um tumor cerebral. Agora, ao recordar todos esses momentos de pura felicidade sente-se perdida no presente sem Gerry. Ahern descreve cuidadosamente o processo de luto após a sua morte. Holly tem de aprender a viver só, tarefa que lhe parece impossível. Ajuda-a a mão orientadora de Gerry que de uma forma muito engenhosa perpetua a sua presença junto da mulher amada ao deixar-lhe em cartas uma lista de tarefas para os 12 meses que se seguem à sua morte onde Holly virá a encontrar a esperança e a aprender a viver de novo.
O livro já adaptado ao cinema é uma leitura fascinante e mais uma vez uma adaptação que decepciona…
Começa assim:
“Holly encostou a camisola de algodão azul de encontro à face e o cheiro familiar feriu-a imediatamente, uma dor devastadora dando-lhe um nó no estômago e atacando-lhe o coração. Picadas subiram-lhe pela nuca e um aperto na garganta ameaçava sufocá-la. O pânico instalou-se. Para além do zumbido baixo do frigorífico e do gemer dos canos do aquecedor eléctrico, a casa estava em silêncio. Ela estava sozinha, A bílis subiu-lhe à garganta correu à casa de banho onde caiu de joelhos em frente da sanita.
Gerry tinha-se ido embora e nunca mais iria voltar. Esta era a realidade. Ela nunca mais iria deixar correr os seus dedos sobre o suave cabelo dele, nunca mais partilharia uma piada por cima da mesa num jantar de festa, nunca mais lhe iria gritar quando chegava a casa do trabalho e apenas precisava de um abraço, ela nunca mais iria partilhar uma cama com ele, nunca mais seria acordada pelos ataques de espirros dele em cada manhã, nunca mais riria tanto com ele que estômago acabava por lhe doer, nunca mais poderia discutir com ele de quem era a vez de se levantar para ir desligar a luz do quarto de dormir. Tudo o que restava era um monte de memórias e uma imagem da cara dele que se tornava mais vaga a cada dia que passava.”
Quem já viu o filme, se gostou, não deixe de ler o livro!
p.s. – eu amo-te, Cecília Ahern, tradução de Helena Barbas, EDITORIAL PRESENÇA, Lisboa, 2008
Boa Leitura!
BEIJO MEU PARA TI!
BEIJOS!!!

21 comentários:

Anónimo disse...

Percebo perfeitamente esta jovem, pois passei por um processo também muito doloroso, mas a vida nunca é o que nós idealizamos, mas o que tem de ser. Bjs

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Eu vi o filme;)


Beijo de férias muacccccccccc

Anónimo disse...

adorei o filme!
vou comprar o livro, porque geralmente acaba por ser melhor que o filme!
obrigada pela dica!
Bjs
Nana

Anónimo disse...

Olá amiga querida! Não estranhes se não souberes quem é porque não estás mto longe de adivinhar, engraçado hoje estive com o livro na mão na fnac e como tinha visto o filme não trouxe. GOSTEI MTO DO FILME MAS O LIVRO DEVE SER MTO MELHOR. Obrigada pelo conselho amiga espero k estejas bem e feliz. Mil beijinhos para ti e todos os k amas.

José Lopes disse...

Mais uma sugestão para as férias, que espero vir a ter nos finais de Agosto.
Cumps

Unknown disse...

Querida amiga,
Não vi o filme, mas certamente irei comprar o livro, obrigada pela dica.
Beijinhos

Unknown disse...

Amiga Papoila, já me esqueces-te?
Não pois não?
Vim deixar um abraço pois vou de férias amanhã.
Beijinhos e fica bem com saúde.
Manuela

Ácido Cloridrix HCL disse...

O filme que eu não vi,,,, mas vou gostar de ver,,,, obrigado pela dica!!!! Beijo,,,, HCL

Anónimo disse...

olá minha amiga
um dia espero conseguir escrever algo tão bonito em tão pouco tempo não é verdade
beijos

filipa disse...

Gostei muito do teu cantinho (:
Beijo enorme! *

Susana Júlio disse...

Vou ver o filme...e provavelmente ler o livro. Faz-me lembrar a história do antigo ALWAYS...aquele filme do Spielberg, sabes qual é?!

:))))

As palavras que te digo disse...

Voltado aos poucos depois de uma passagem um tanto dolorosa também.A leitura cativa, não sei se encontrarei.Beijos e bom fim de semana.
Salomé

Anónimo disse...

Olhe gostei muito das dicas, esse filme pareçe ser ótimo, mas o livro geralmente é MUITO melhor... vou pesquisar se já chegou aqui no Brasil...

*meus pais estarão indo para portugal em uma semana, vão estar por aí para visitar a família em Ponte de Lima e Lisboa e acho que depois vão à Escócia. Posso pedir para minha mãe trazer este livro para mim...


Beijos da carioca
Nana Lopes

rendadebilros disse...

Sempre boas sugestões... obrigada.

Pois a partir de amanhã lá estarei uns diazitos junto ao mar...
Beijos.

Agulheta disse...

Papoila.Sempre a nos dares informação de boa leitura,eu não vi o filme,mas pela nerrativa que nos dás,vou comprar o livro.Agradeço visita,e bom fim semana,se dar passa no maripossa.
Beijinho Lisa

Pena disse...

Admirável Amiga:
Um livro fascinante que deve arrebatar pela verdade dos factos narrados.
Quando existe um amor intenso assim, acaba por terminar na derradeira luta pela vida em que dois seres sucubem ao mesmo tempo.
Interessante. Imenso. Preenche.
Já agora, aconselho-lhe vivamente um livro notável do Escritor Português José Rodrigues Dos Santos: "O Sétimo Selo" que me está a apaixonar.
Uma acção constante e uma "viagem" fantástica no campo literário e de ficção com contornos científicos reais.
Adorei!
Bj amigos de imensa consideração

pena

Ácido Cloridrix HCL disse...

Muito agradecidos pelas pertinentes participações anteriores, agora convidamos-te a participar em mais um desafio sobre Sexo.
Desafio: Faça a sua “Bucket List” sobre Sexo. Liste as 5 coisas ou fantasias sexuais que gostaria de fazer, no que respeita a sexo, nesta vida, antes de morrer. Para quem pretenda aceitar o “desafio”, sugerimos se concentre sobre a questão e responda antes de ler os comentários dos outros intervenientes. Gratos antecipadamente pela participação,,,, HCL e H2Oh!
Link: http://sexohumorprazer.blogspot.com/2008/08/faa-sua-bucket-list-sobre-sexo.html

Elvira Carvalho disse...

Estou voltando aos poucos a visitar os amigos.
Bom fim de semana
Um abraço

Miudaaa disse...

Olaaaaa!!!
Há quanto tempooo... e coincidência das coincidências... chego aqui e vejo um dos livros que hoje comprei.

É só acabar este que tenho em mãos... e vou começar a ler este.

Um Beijo meu, na minha papoila mai LINDAAA :)

Isamar disse...

Mais uma sugestão que, vinda de ti, vou aceitar. Como sempre o tenho feito.
Obrigada, amiga!
Vai ser lido junto ao mar.

Beijinhos

Estranha pessoa esta disse...

Não conheço, nem o filme nem o livro.

Tenho que ler isto.

Obrigado pela dica.

Um abraço grande :) ***