domingo, abril 09, 2006

As minhas dicas das dietas...


Chegou a Primavera e com o aproximar do Verão é a altura de muita gente pensar nos quilos que quer perder até à época balnear… Há uma série de pessoas (principalmente mulheres jovens) que iniciam dietas "milagrosas" que fazem perder peso em semanas, e ingerem medicamentos de venda livre, com princípios activos duvidosos sem comprovação científica da sua influência na perda de peso. O meu texto de hoje e as dicas semanais que aparecem na margem esquerda pretendem ser de alguma ajuda a quem está motivado para perder peso.
O excesso de peso e a obesidade são a doença do século XXI pois a sociedade em geral não estava preparada para enfrentar o conforto tecnológico e a mudança na confecção dos alimentos, em função da transição da fase agrícola para a fase industrial. O homem moderno mudou radicalmente os seus hábitos de vida, e faz cada vez menos exercício físico para obter alimento pois há estacionamento em todos os supermercados onde se abastece, e até pelo telefone pode encomendar as refeições com entrega no domicílio. As tarefas domésticas estão facilitadas pelo uso de máquinas, e nos momentos de descanso os comandos remotos, os computadores e os telemóveis ou telefones sem fios aumentam o sedentarismo. Em resumo, a maior carga energética por maior ingestão de alimentos de fácil confecção e o aumento de sedentarismo com menor gasto energético conduzem ao excesso de peso e à obesidade que afecta já uma vasta franja da população portuguesa pois 6 em cada 10 portugueses têm excesso de peso, segundo um estudo da Drª Isabel do Carmo. É pois uma necessidade começarmos a desenvolver hábitos alimentares adequados tanto mais que um outro estudo nacional, realizado pelo Dr. Pedro Moreira, revelou que há cerca de 30% de crianças dos 7 aos 10 anos com excesso de peso e ou obesos no nosso país.
Uma boa alimentação deve contribuir para o nosso bem-estar e possibilitar a máxima saúde, isto é deve manter o peso dentro de valores aceitáveis e estimular o organismo a defender-se de doenças. Deve ser repartida ao longo do dia, e ser equilibrada sob o ponto de vista energético, fornecer a quantidade de água necessária e indispensável para a vida e fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo (energéticos, vitaminas, minerais, antioxidantes). As formas culinárias devem ser apropriadas e permitir um melhor proveito dos alimentos, com a melhoria do seu sabor e textura.
Quando se pretende emagrecer deve-se seguir as regras de uma boa alimentação, com um plano alimentar adaptado a cada caso. Há regras gerais que são as que aparecem na janela da coluna da esquerda nas minhas dicas semanais.
Do tratamento alimentar para emagrecer deve fazer parte uma culinária saborosa, atraente e principalmente respeitar uma forma de cozinhar pobre em gordura.
Ter alguns quilinhos a mais pode ser menos prejudicial do que viver permanentemente em dietas que levam a flutuações constantes de peso a que se chama o “Síndrome do iô--iô”, que pode conduzir a alterações do comportamento alimentar e diminuir o metabolismo basal o que tem como consequência uma maior dificuldade de controlo do peso a longo prazo e levar a problemas psicológicos como a diminuição da auto-estima, sentimentos de fracasso e frustração. Este problema do iô-iô aparece na maioria das vezes associado a dietas selvagens e programas inadequados de exercício físico e outras actividades incorrectas com a finalidade de perder (muito) peso rapidamente. Para o evitar não se deve aderir a programas enganosos que prometem perdas de peso muito rápidas. A perda de peso deve ser lenta e gradual para ser feita principalmente à custa da massa gorda. E para a controlar mais importante que a balança, é a determinação do índice de massa corporal (IMC)
Procurei pela net informações e sites virados para o grande público, e encontrei um que recomendo por ser nacional e organizado pela perspectiva do doente onde se ensina a determinar o IMC, se dão notícias e informações úteis e tem à disposição dietas saborosas e de fácil confecção e utilização. É o Portal da Obesidade a página da ADEXO a Associação de Doentes Obesos e Ex Obesos de Portugal.
BEIJOS

Sem comentários: