sábado, setembro 22, 2007

a viagem... (parte 1)

Chegado o Outono o vento fresco da noite faz recordar a viagem de Férias e a promessa da reportagem…Como contar, como expressar o que sentimos se o tempo ás vezes urge e outras se nos faz infinito?
A “senhora dos caminhos” do mano, GPS, levou-nos sem hesitação ao nosso alojamento em Bordéus o Íbis, que por coincidência ou não, é decorado com papoilas… Pela manhã bem cedo visitamos a cidade que não conhecíamos e é digna de uma visita detalhada. Na antiguidade denominada Burdigala hoje é a capital do Gironda e a sua maior cidade. Situada na região da Aquitânia na margem Sul do Garona é um importante porto. Conhecida mundialmente pelos seus vinhos, foi considerada em 2007 pela UNESCO, Património da Humanidade pelo seu conjunto arquitectónico. Nasceram em Bordéus o papa Clemente V o responsável por a sexta-feira 13 ser considerada um dia de azar por a 13 de Outubro de 1307(uma sexta-feira) ter autorizado a França a atacar os Cavaleiros Templários e obrigá-los a confessarem-se hereges mas há sempre uma contrapartida… foi também em Bordéus que nasceu Michel Montaigne (1533-1592) escritor e ensaísta francês considerado por muitos autores o primeiro ensaísta pessoal de quem cito “Nós podemos chegar a ser cultos com conhecimento de outros homens, mas nós não podemos ser sábios com sabedoria de outros homens…”.
Foi aqui que morreu o grande pintor espanhol Francisco Goya em 1826 e onde Aristides Sousa Mendes foi cônsul de Portugal e em 1940, ano em que as tropas nazis invadirem a França, concedeu milhares de vistos a refugiados de todas as nacionalidades vítimas do holocausto.

A segunda noite foi em Paris, onde fiquei alojada no Ibis também com papoilas, num quarto de uma mansarda da Rue La Fayette… E Paris? Espero que gostem da grade de fotos...
"Paris c’est toujours Paris"…

GRANDE BEIJO PARA TI!

BEIJOS!!

35 comentários:

mixtu disse...

bordeaux que nunca bebi...

paris, sempre Paris..

vou em busca de um bordeaux, tinto...

abrazo meu para ti...

CHEVALIER DE PAS disse...

DOIS BELOS POSTAIS!

Ligada à Terra disse...

Querida Papoila! Cá nos reencontramos num novo ciclo do ano onde voltamos ao aconchego do lar.
Beijinho da lua

Peter disse...

"Papoila"

O teu blog acusa "Erro na página". Talvez por isso eu não tivesse conseguido aumentar as fotos de Bordéus.
Satisfaz-me a curiosidade:
- Nas fotos de Paris, que monumento é o 2º?

Há um hotel razoável (***) no Boulevard des Italiens, muito bem situado, a menos de 10 min da Place de l'Opera. Se lá quiseres voltar e a Paris volta-se sempre, vou ver se descubro o nome nos meus papeis.

Bom Domingo

Angel disse...

Muito lindas as fotos e muito obrigada pela informação de cultura geral. Gostaria muito de conhecer França. Quem sabe um dia. Beijos.

Peter disse...

Claro que é La Madeleine. Estou habituado a ver as colunas gregas e não olho para o topo.

Bom Domingo,
Peter

Pena disse...

Querida Amiga:
É sempre uma sensação maravilhosa viajar. Não conheço Bordéus, mas conheço a linda cidade de todos os encantos: Paris!
Fascinou-me, principalmente que, concebeu com carinho e ternura apuradas, a concretização dos seus possíveis sonhos transportados para a realidade de si.
Segui a sua narração atentamente do príncipio ao fim.
Senti-me acompanhá-la.
Excelente pormenorização dos lugares visitados, recorrendo à História deles e, intercalando aqui e ali por um sentir que é só seu.
Maravilhosa atitude num texto belo.
Beijos de estima e muito respeito.
pena

Tem grande talento e pecularidade com que adorna os seus textos quando escreve, sabe?

Anónimo disse...

Olá querida amiga! Dizer-te que até as lágrimas me vieram aos olhos é pura verdade. São gestos como os teus cheios de amor e doçura que nos enternecem e nos fazem ver que afinal a vida é bela por ter amigos como tu. Sinceramente te digo k tudo, mas tudo mesmo k eu possa fazer por ti está ao dispôr. Não sei como agradecer, fiquei até um pouco envergonhada por ter feito o post (eu sou assim) mas tu confirmaste k os minutos em k o fiz foram bem empregues. Toda a minha vida te agradecerei por seres minha amiga. Toda a minha vida agradeço a Deus o momento em k nos cruzámos!!! Um grande beijo e mil abraços amigos.

Sol da meia noite disse...

Realmente o Outono, em toda a sua beleza, causa em nós uma certa nostalgia...
Obrigada pelo que aqui partilhas, pelo que dás a conhecer...

Beijinhos!

Peter disse...

Desapareceu o sinal de erro, mas o mosaico das fotos de Bordéus aparece no ecrã tal como está no blog, isto é, sem ampliação.

Aproveitando os teus escolhidos para "The Power of Schamaze Award", fui seleccionar o blog da Meg para os meus links.

Paula Raposo disse...

Nunca visitei Bordéus, passei sempre na autoestrada e gostei muito de ver estas fotos e saber um pouco do que contas. Paris é sempre Paris, adoro lá voltar sempre. Foi a minha primeira viagem de avião e não me esqueço da sensação que tive ao subir a escada do metro e deparar-me com o Arco do Triunfo a crescer à minha frente...muitos beijos.

Isamar disse...

Uma reportagem que me permitiu sair um pouco por esse mundo fora na tarde de domingo.Excelente!
Beijinhos

Anónimo disse...

Um post em jeito de reportagem, muito bom, parabéns, um abraço...

Portugal. The Man disse...

Visitaste muitos sítios interessantes.
Nunca fui a Paris, mas gostava de conhecer.
É uma cidade muito bonita, como se vê nas fotografias que tiraste.
Bordéus não lhe fica atrás.
Bj

paginadora disse...

Obrigada por partilhar estes encantos.
Quanto ao texto está óptimo, eu não sabia muitas coisas, que aqui escreveu.Apenas sabia da fatídica data de 13 de Outubro de 1307.Data da "caça às bruxas", perseguição desencadeada pelo papa Clemente V aos antigos Cavaleiros do Templo, decretada por Filipe, o Belo.
E obrigada por lembrar esse grande e corajoso cônsul português, que foi Aristides Sousa Mendes.

Um abraço

Um abraço.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Minha querida, que lindo texto e imagens que nos ofereces.
Adorei!!!!!!!!!!

Bom início de semana.

Beijinhos com sabor a mar.

Fernandinha

Agulheta disse...

Querida amiga Papoila. Nesta bela reportagem de París,muito nos dás a conhecer,não sei como é talvez no proximo ano vá,tenho familia lá e dizem ser muito belo,por os museus que tanto gostaria de conhecer.
Beijinho amiga da maripossa.Lisa

Carminda Pinho disse...

A demonstração da amizade é também isto. A partilha.
Obrigada.
Beijinhos

Miudaaa disse...

Viajar e Partilhar. Partilhar a Viagem, sabe bem.
Tu e Nós de novo a viajar.
Que Bom.
Paris sempre Paris. TOUJOURS PARIS.

Obrigada, por estes bons momentos.
Um Beijo da miudaaa

Isa e Luis disse...

Olá Querida Papoila,

Obrigada pela partilha, é sempre bom recordar Paris.

Sexta feira é dia de festa no virtualrealidade,dois anos de felicidade, vem participar da nossa alegria.

Beijinhos fofos

Isa

Anónimo disse...

olá

concordo contigo... "Paris c’est toujours Paris"... a cidade é linda... também já tive o prazer de a conhecer... adorei...

Rua de L'Fayette... rua onde a historia de "chocolate" (de joanne Harris) acontece...

bjos sempre doces

p.s. passo também para te dar o novo link do meu cantinho (que é o mesmo de sempre)
Http://sonhos-escondidos.blogspot.com

eudesaltosaltos disse...

Parece ter sido uma viagem fantástica.. sortuda!!!

rendadebilros disse...

Que luxo... íbis com papoilas... não é romântico???

Admiro a tua energia para andares de carro tantos Kms , mas imagino que valha a pena... tantas evocações e bonitas fotos! Obrigada por partilhares.
Beijos.

Anónimo disse...

Olá amiga Papoila. Passo para te deixar um beijo,visita o maripossa.blogs pois vais gostar.
Abraço de amizade beijo doce.LISA

Unknown disse...

We always have Paris, Kid

Excelente diário de viagem, lindo espaço, posso voltar?

Anónimo disse...

Olá Papoila.
Isto é que é fazer inveja… especialmente de Paris, porque Bordéus não conheço. Conheço o Garone doutras paragens. Dos Pirenéus catalães, onde nasce. Mas Paris, para mim que sou do campo (eheheh) é, talvez, a única cidade que me deixou vontade de voltar. Se tiver "tempo", ainda um dia lá volto.
Beijinho.

Unknown disse...

Chega o Outono, novos desafios se aproximam, velhas folhas caem e novas folhas as iram substituir. Espero que te tenhas divertido imenso em Paris.
Um beijinho e votos de uma boa semana

Unknown disse...

ola Maria.

Que inveja eu tenho. Estou-me a rir. Espero que se tenha divertido.

beijinhos

Susana Júlio disse...

Gosto sempre de ler estas reportagens em jeito de post ou vice versa. Podem vir a ser úteis um dia, quem sabe?! ;)

Fotos apelativas! E o Outono é brindado ainda com um aroma a férias! :)

Beijos em fio aqui da Teia.

Anónimo disse...

Nunca fui a Paris.
QUalquer dia vou.
Se é considerada a cidade do amor, tenho de lá ir.
Boas fotos, muito bonitas.
Uma boa semana
Beijinhos
Manuela
P.S:Adoro essa senhora que canta.
Tem uma voz magnífica.

markus disse...

Bonitas fotos, apelantes á viagem e á liberdade do espirito.
Paris a cidade da luz é um local q vale a pena visitar sempre.
Uma optima semana e obrigado pela visita.
Bjos***

Anónimo disse...

Amiga Maria Papoila gostei imenso de ler o que descreves muito bem, e ver os lindos postais da tua viagem de férias.Já fiz essa viagem por Bordéus. Um beijo para ti.

Meg disse...

Ó Papoila, não gosto de comentar Paris porque morro de saudades, e nasce-me uma vontade danada de lá voltar.
Beijinhos

suruka disse...

Olá papoila
obrigado pelas imagens e pelas palavras que nos dão uma panoramica real da viagem.

bj

António disse...

Querida Papoila!
Gosto destas narrativas de viagens condimentadas com umas pitadas de cultura.
Já estive em Bordéus, numa noite em 1972 e, sinceramente, já não me recordo de nada.
A seguir vem Paris?
Que venha!
Que venha!

Beijinhos