sexta-feira, outubro 05, 2007

Pelo Darfur... Por amor...uma carta!

O blog eu estou aki… fez-me este apelo a que não podia ficar indiferente e não podia deixar de o partilhar convosco.
No Darfur vivem em campos de refugiados mais de dois milhões de desalojados depois de mais de três anos de conflito nesta região do Sudoeste do Sudão. As autoridades afirmam que já morreram duzentas mil (200000) pessoas embora as ONG no local falem em quatrocentas e cinquenta mil (450000).
O desastre humanitário é enorme, e há um novo apelo por estas pessoas martirizadas em condições sociais de miséria com carências a todos os níveis, que sofrem ataques violentos desde o sequestro e violação à morte. Em Agosto de 2006 o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma Resolução que prevê o envio de uma força de manutenção da paz composta por vinte mil (20000) capacetes azuis. O governo do Sudão não aceitou a Resolução e no dia seguinte intensificou o conflitoque atinge e dizima populações civis, e que já é considerado pelos média como um genocídio.


Por amor … Uma carta!

Pede-se que cada um escreva por sua mão uma carta dirigida á Presidência da União Europeia, um apelo pelo povo do Darfur. Façamo-lo por amor, dediquemos um momento da nossa vida a fazer algo pessoal por estas vítimas inocentes.
Aqui deixo um extracto da carta que escrevi:

“…até que se realoje o último dos últimos refugiados e se feche o ciclo de destruição e morte. Até quando mais famílias destroçadas, vazias, perdas de sangue e mortes neste lugar, neste povo devastado? Até quando mais inocentes irão cair com o silêncio cúmplice dos cobardes? “

As cartas devem ser enviadas por correio ou por mail para estas moradas:


Por amor… Uma carta

CVJ – Missionários Combonianos

Areeiro3030-168 Coimbra


As cartas vão ser entregues em conjunto com uma petição que está a decorrer. Encontram mais informações aqui. Participem! Divulguem! Quer enviando aos vossos contactos quer nos vossos blogs.

BEIJOS!
BEIJO MEU PARA TI!!

19 comentários:

Juℓi Ribeiro disse...

Querida amiga Papoila:

Parabéns pela iniciativa!
Lindo gesto de solidariedade.
Conte comigo.
Receber uma visita sua é sempre
uma grande alegria.
Um abraço.

Meg disse...

Papoila, embora não o tenha feito no blogue, tenho sempre em conta esses apelos, assinando ou mesmo enviando uma carta... o que já fiz mais que uma vez. Esta será mais uma, que espero que, como um grão de areia, possa contribuir, quanto mais não seja para chamar a atenção para esta catástrofe da humanidade.
Bem hajas.
Beijinhos

Elsa Sequeira disse...

Linda!

Obrigado por dares seguimento, o POVO MARTIRIZADO DE DARFUR agradece-te!

entretanto, e porque as causas são muitas e devemos olhar para todas ...deixo um apelo:

O Carlinhos precisa uregnetemente de um transplante de MEDULA ÓSSEA, AJUDEM, DIVULGUEM!
http://eu-estou-aki.blogspot.com

Linda!
È um prazer teres-me linkadom, também o farei o mesmo e adoro este cantinhoooo!

Beijinhos!!!

Anónimo disse...

Infelizmente parte da humanidade continua a secumbir nas mãos das mentes maquiavélicas de seres pseudo-racionais .

Infelizmente ...

Um beijo cortês.

Agulheta disse...

Amiga Papoila. Nobre gesto de solidariedade humana,como sempre os Povos vítimas de pessoas,sem direito sequer de ser tratados como pessoas. Pois o Povo do Darfur,merece que os povos doutros países façam algo por eles,bem aja minha amiga pelo teu gesto,só de ti.
Beijo e bom feriado.Lisa

Cláudio disse...

Darfur é apenas um nome que soa bem. Lembraram-se as boas almas do Ocidente deste rosto africano. Que é apenas um. Mas, claro está, é melhor que nada. África não se resolve assim. Ou melhor, África não se resolve. Darfur é outra forma de se morrer depressa. Como a SIDA, como as caganeiras, como a malária, como qualquer outra coisa. África é uma fortaleza sem ponte levadiça.

BF disse...

Solidária SEMPRE... Humanitária Permanentemente.

Lindo o teu gesto.
beijos

BF

beckybloom disse...

Só ao vermos esta situação tão aterradoramente real percebemos que temos uma vida tão cheia de conforto,tão cheia de bem-estar,tão cheia de tudo...

Agulheta disse...

Papoila em resposta a minha Esperança" tenho a dizer que eu reparto contigo,aquela que sempre depositei ao longo da vida,muita esperança.
beijos linda.LISA

Peter disse...

No dia 01 recebi num comentário o apelo da "elsa nyny" sobre o Darfur. Visitei o blog dela, mas não publiquei nada no meu blog e expliquei em comentário os motivos.

Ontem recebi um apelo do Lumife sobre o Camboja. Publiquei um pequeno artigo e o resultado está à vista ...

O egoísmo impera...

Anónimo disse...

olá minha amiga,
sabe é uma situação muito triste isso, mas o pior que por mais que se tente as questões raciais ou melhor tribais lá é muito grande, uma tribo não bate com a outra, e os massacres continuam.
Mas tem que se lutar contra para tentar acabar isso.
beijos

Anónimo disse...

Lindo gesto solidário, só mesmo de um belo coração...

Lá irei...

Doce beijo

Isamar disse...

também já tinha recebido este apelo e vou responder sem demora. Todos juntos nunca seremos demais para lutar num mundo onde prolifera a injustiça, a desumanidade, o desrespeito pelos direitos que mundialmente estão consignados.

Beijinhos

Lapa disse...

قمة عالمية البرتغا الكاتب cristovao دي اغيار.

وهو ، أيضا ، وترجمت الى اللغة البرتغاليه ثروه الامم من آدم سميث.

وقد منح العديد من الجوائز.

لا تنسوا اسم هذا الكاتب العظيم ، يمكنك الاستماع اليه قريبا.

اشكركم على انفاق الوقت في الثقافة العالمية.

شكرا للزيارة

NEW LITERARY PORTUGUESE BLOG

add it to your favourites.

eudesaltosaltos disse...

a mnh irmã, a propósito dos incidentes na Birmânia, prgv-me: isto acontece mm no mm mundo em q eu vivo? pois... pelos vistos, sim... e n é só lá... bj

Anónimo disse...

Este gesto solidário só podem partir de pessoas boas como tú. Boa semana amiga e um bj

Rhiannon disse...

Louvo a iniciativa, Papoila. Solidária estou.

rendadebilros disse...

Vou tratar disso mas não hoje...
vou ver se amanhã tenho tempo...aliás tenho que ter...

essa direcção dos missionários combonianos em coimbra , sabes o que me lembrou??? Uma grande paixão assolapada da juventude...por um missionário que deixou de ser e depois nunca mais vi...será q anda aqui nos blogues??? O "meu" Tonito??? ai ai

Boa semana.

António disse...

Minha querida Papoila!
Eu às vezes gosto de ser chato.
Gostar não é o termo exacto, mas sou levado a ser chato.
Há mais do que uma centena (digo bem, centena) de países que vivem sob ditaduras ferozes, onde as populações morrem à fome ou precocemente por doenças, onde há guerras intestinas atrozes que muitas vezes acabam em genocídios.
Pois bem!
A opinião pública, comandada pela cáfila que constitui os mass media, de vez em quando resolve dar notoriedade a um desses casos.
Até nem vou citar o Darfur mas antes Myanmar (ex-Birmânia) que é governada tiranicamente pelos militares há 40 anos. 40!!!!!
Aqui há uns anos (talvez uns 15), quando a senhora chefe da oposição, e que tem um nome esquisito que agora nem me lembro, ganhou o Nobel da Paz, ganhou as eleições e no dia seguinte foi detida, estando ainda sob prisão domiciliária, ainda houve algum barulho. Ainda se venderam uns jornais e uns telejornais...
Agora parece que resolveram fazer umas vigílias, ou seja, umas macacadas que não servem para nada pois agora já o assunto é tema dos noticiários outra vez.
Pois eu te digo!
Não sei o que me revolta mais: se o que fazem esses governantes assassinos, se a indiferença com que o mundo olha para eles, se a moda de trazer de vez em quando um desss casos para as luzes da ribalta.
Desculpa o desabafo!

Beijinhos