quinta-feira, outubro 02, 2008

"1808", leitura de Outubro e Prémios

"1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil". Laurentino Dias que é jornalista, fez uma investigação e pesquisa histórica exaustiva durante 10 anos para escrever este magnifico livro. A obra foi galardoada com dois importantes prémios literários no Brasil, o Prémio Jabuti de Literatura na categoria de livro reportagem e a Academia Brasileira de Letras (ABL), distinguiu-o na categoria "ensaio, crítica e história literária" de 2008. Em 414 páginas a obra narra a fuga da família real portuguesa e da maior parte da nobreza que levam consigo o tesouro publico para o Rio de Janeiro durante as invasões francesas sob a protecção da armada inglesa. Retrata a vida da corte no Brasil dando relevo à importância desta fuga para a definição do Brasil como nação com fronteiras definidas. Nos treze anos de permanência da corte no Brasil este deixou de ser uma colónia atrasada e ignorante e torna-se uma nação independente. Por outro lado, na história do velho continente este foi um acontecimento inédito, pois nenhuma outra corte europeia atravessou o oceano para viver e governar do outro lado do mundo. O Príncipe Regente D. João foi o único soberano europeu a colocar os pés em terras americanas em mais de quatro séculos de dominação. A fuga dá-se num dos períodos mais revolucionários da história da Europa. Napoleão Bonaparte, que estava em guerra com Inglaterra e tinha-lhe imposto o Bloqueio Continental, nas suas memórias já desterrado na ilha de Elba refere-se a D. João VI afirmando: “- Foi o único que me enganou! “."1808" inclui um mapa da viagem de D. João VI e uma "linha do tempo" que enumera os principais acontecimentos no Brasil e no mundo entre a Revolução Francesa e a independência brasileira. O livro muito bem escrito tem episódios deliciosos sem cair na caricatura, mas não deixando de realçar algumas situações e comportamentos mais caricatos do temperamento de D. João VI. Deixo-vos o site oficial do livro pois vale a pena uma visita.
Livros d'Hoje Publicações D. Quixote, Laurentino Gomes e Publicações D. Quixote, 6ª Edição, Lisboa Maio de 2008.


PRÉMIOS

Das queridas Renda do blog que conversa! e Ana do Let's Look , recebi o Prémio Dardos 2008 que tem como objectivo "reconhecer os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, o seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, entre outros. Em suma, demonstrem a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras...". Foi uma honra receber tal distinção e mandam as regras que o lance a 15 bloguistas com as características citadas. Destas duas meninas Ana e Renda recebi ainda o prémio

que será distribuido assim num "dois em um", por todos os bloguistas atingidos pelos dardos... e mais alguns e que são...*Ana Scorpio* *Teia de Ariana* *A VER O MAR...* *Eu, tu, o arco-íris e os vizinhos* *Zé Povinho* *O GUARDIÃO* *SEXTA-FEIRA* *MUNDOAZUL* *Ave sem asas* *Brancamar* *Floresta de Lorien* *O Cantinho da Terra do Nunca (Sininho e Peter Pan)* *Simplesmente Manuela* *Mar de Chamas (agulheta)* *Miudaaa* *Impulsos (Cleo) * *Atordoadas (Art of Love)* *Rafeiro Perfumado* *O Cantinho da Tibéu* *Recalcitrante (Meg)*

A minha vizinha do blog Eu, tu, o arco-íris e os vizinhos , selou-me com um selo que um rafeiro que gasta o stock de perfume dado que se chama Rafeiro Perfumado criou para distribuir por todos aqueles que possuam um“Blog onde não se maltratam cães nem gatos, mas onde ocasionalmente se esborracham umas moscas (ou umas melgas)”!, e que aqui deixo a todos os meus amigos bloguistas amigos de cães e gatos principalmente os já citados que não tenham ainda sido "selados" quer pela vizinha que voa e assina Se eu fosse puta, tu lias? quer pelo Rafeiro que se Perfuma... e estes por sua vez devem sentir-se atingidos pelos dardos... e depois de tanto link não se admirem que pare por um tempo... eheheeh...BEIJO MEU PARA TI!
BEIJOS!!!! BOA LEITURA!!!!

21 comentários:

Sophiamar disse...

Querida Papoila

É com muito gosto que levo os prémios que me atribuíste. Sinto-me lisonjeada por isso. Muito obrigada!
Quanto ao livro que recomendas desta vez, já o tenho e estou a lê-lo deliciada.Encontro-me no capítulo 12, O Rio de Janeiro. Creio que o acabarei no fim de semana. Vale a pena como todos os outros que aqui tens referido.

Deixo-te um beijinho e um bem-hajas, amiga.

Peter Pan disse...

Lindíssima e Encantadora Amiga:
Possui uma doçura enorme. Um talento inconfundível de pureza e beleza.
O seu texto é pertinente na evolução das relações e desenvolvimento histórico relativo a dois países de sonho: Portugal e Brasil.
Extraordinária investigação bela e carinhosa como as fez.
Adorei. OBRIGADO pelo prémio precioso vindo de si e da sua beleza.
Com imensa gratidão sincera pela sua enorme simpatia.
Beijinhos de alucinante amizade, estima e consideração.
Sempre a estimá-la imenso.

p.pan

OBRIGADO sincero.

Gilbamar disse...

Em primeiro lugar, parabéns pela ótima resenha do livro 1808(já li, é realmente uma grande obra!), está realmente muito boa. E em segundo lugar, congratulações pelos prêmios que recebeste. Mereces!

Grande abraço do amigo Gilbamar

Å®t Øf £övë disse...

Papoila,
Fico muito sensibilizado por receber estes prémios vindos de uma pessoa como tu. Na verdade já tinha recebido ambos, pelo que para não me repetir, convido-te a leres os meus posts a que me refiro aos prémios, já devidamente actualizados [aqui].
Muitos beijinhos, e obrigado pela tua atenção e carinho.

Ana Martins disse...

Amiga Papoila,

Lisonjeada por ser merecedora de um prémio atribuido por si, vou levá-los com muito gosto, muito obrigada.

Quanto à sugestão de leitura, acho muito boa, a seguir mesmo.

Beijinhos

Brancamar disse...

Bom dia querida Papoila,

Obrigada pelo teu carinho. Volto logo para me debruçar sobre o teu post com mais atenção. Agora parto para o trabalho. Fico muito feliz por te teres lembrado de alguém que tem tido tão pouco tempo para ser mais assídua.

Um beijinho muito grande.

su disse...

Muito mas muito obrigado pela lembrança dos prémios...serão bem acolhidos! :)) E parabéns pelos mesmos, claro...

Quanto ao livro...é curioso pois na quarta-feira estive com ele nas mãos e esqueci-me de o trazer. Fui beber um cafézinho agradável a casa da minha professora da primária e ela emprestou-me esse livro do qual falou tão bem...mas vira um dia destes até à minha leitura!

Beijinhos.

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Sarava!!!!!!


Querida papoila,

obrigada:D

pelo desafio cumprido e pelos prémios com que me honras!

...mesmo...estou honrada e até emocionada (TPM..)


mil beijos!!!!!!!!!!

mundo azul disse...

Excelente a sua resenha!
Gosto muito de ler o que você edita...Suas informações são importantes e bem-vindas!

Obrigada, pelo selo! Vou colocar lá no Mundo Azul...

Beijos de luz e um dia muito feliz!!!

O Profeta disse...

Prémios merecidos...leitura sempre fantástica...


Doce beijo

O Profeta disse...

Prémios merecidos...leitura sempre fantástica...


Doce beijo

Perdido disse...

Ficando para uma outra oportunidade rever e comentar o teu blogue, Venho aqui hoje apenas para informar que o meu novo blogue se intitula "O Lugar & os Monos" e que tem o seguinte endereço [ http://perdido-teste.blogspot.com/ ]. Os postais expedidos de O Tremontelo estão acessíveis a partir do novo blogue. Beijos e abraços. Rodrigo (Perdido).

Zé Povinho disse...

Parabéns e obrigado pela distinção. O livro está prometido para antes do Natal, que é quando devo ter um tempinho para leituras.
Abraço do Zé

Agulheta disse...

Olá Papoila. Agradeço este presente de coração,irei colocar no blog,quanto ao livro não li,mas com esta informação terei que o ler.Bom fim semana.
Beijinhos

C Valente disse...

BFS com saudações amigas

Manuela disse...

Aham!
Bem o do cão é um espectáculo.
Vou levar sim e muito Obrigada por te teres lembrado de mim.
Fico muito feliz.
Vou recompensar-te...fica atenta.
Beijinhos
Bom fim de Semana

Jofre de Lima Monteiro Alves disse...

Os prémios que lhe são atribuídos são merecidíssimos, pois este blogue é um marco de qualidade apreciável, uma página que visito com muito agrado e apreço. Quando ao livro também recomendo, na medida em que o li e gostei imenso. Boa semana com tudo de bom.

O Guardião disse...

Um pouquinho preocupado com outros afazeres, andei um tanto afastado dos comentários. Uma boa sugestão literária, ou histórica se preferirem.
Tantos prémios - Parabéns, que o trabalho bem merece.
Obrigado pela lembrança, que em breve estará lá no bloguito.
Bfds
Cumps

rendadebilros disse...

Adorei a sugestão de leitura...

Lá levo o Rafeiro para ele não me morder...como sempre porque não posso dizer não...

Beijos. Boa semana...

Rafeiro Perfumado disse...

Da minha parte, muito obrigado pelo Prémio Dardos. Mas da próxima dá-mo em mão, ok, nada de o atirar, que eu estava distraído!

Miudaaa disse...

Minha Querida, Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! é uma honra.
Uma Grande Honra receber este louvor da minha PaPoila Querida.

Um Beijo